segunda-feira, 4 de março de 2013

Letra e Música - 25 Anos Depois

10 anos depois a EMI está a relançar a compilação de 2003 com um novo nome e uma nova capa. A compilação inclui trinta e sete temas da carreira de Carlos Paião.

É a compilação que melhor representa a carreira de Carlos Paião. No disco 1 inclui "as rápidas" e no disco 2 "as lentas". São 18 temas editados em formato single, 7 temas de "Algarismos", 10 temas de "intervalo" (o disco na sua totalidade), 1 tema com Herman José (Serafim Saudade) e o inedito "Caminhar".


O Carlos Paião tinha tanto talento, tanto talento, que ainda hoje, vinte cinco anos depois de nos ter deixado, nos confunde ele não ter sabido administrar melhor esse extraordinário dom. Com menos talento podia ter feito um grande álbum (que nunca fez), daqueles que marcam, que definem para sempre um ‘antes’ e um ‘depois’. Podia ter sido revolucionário – mas não era coisa que lhe interessasse. Podia ter concentrado a sua atenção em construir ‘um som’, tão inesperado como as soluções que encontrava para as suas canções – mas preferiu deixar correr o marfim. Podia ter entrado directo para a ‘História’ com ‘h’ grande – mas parecia não ligar muito para esse ‘número’, talvez porque receasse encontrá-lo ‘ocupado’. E nem tinha muito ‘ar de Artista’: nem pose, nem extravagância, nem aparente paixão - ‘…eu não sou poeta, nunca fui um grande sofredor…’. Talento à parte, o Carlos não tinha sinais exteriores de talento… 

“Letra e Música – 25 anos depois” reúne o melhor lote de canções que Carlos Paião, compôs e interpretou ao longo da sua (curta) carreira a que se junta o inédito “Caminhar” com que se fecha esta colectânea.


Sem comentários: