sábado, 5 de dezembro de 2009

Serafim Saudade



O Verdadeiro Artista - Serafim Saudade (LP, EMI, 1985)

Serafim Saudade
O Meu Automóvel
Tango Para Portugal
Mulher, Mulher
canção Universal da Esperança em Portugal (co-autoria com Henrique Amoroso)
Diz-lá
O Verdadeiro Artista
mentirosa
Tempestade de Ciúme
Prás Sogras Que Encontrei Na Vida
Vento, Ventinho
Adeus, Publicuzinho
O Verdadeiro Artista/O Meu Automóvel (Single)

Texto no site Cdgo:

Serafim Saudade foi talvez o personagem que mais popularizou e identificou o seu criador, Herman José e o seu programa Hermanias.

A fórmula já tinha sido testada em 1981 com a figura do Tony Silva que inclusive editou nesse ano no formato single o êxito "Tony Silva Canta Música Ró".

Quatro anos mais tarde surge Serafim Saudade, mitico cantor pimba e tido como o Verdadeiro Artista (será que Marco Paulo saíu a lucrar ?...).

O certo é que houve sempre uma perfeita diálise entre Serafim Saudade e o seu publicuzinho que nunca perdia as cantorias e as famosas anedotas sem graça com que entretinha a assistência... "Querem outra?" e contava mais uma.

O certo é que o personagem com cabelo de manjerico ficou para a posterioridade assim como o autor de todas as músicas- Carlos Paião. Este LP tem o condão de mostrar as grandes qualidades de escrita e composição de Carlos Paião e para quem admira este autor o registo mostra bem essa parte de génio das coisas simples.

Infelizmente nem sempre o destino simpatiza com tais qualidades humanas e deixa por vezes um sabor amargo para quem pedia mais do mesmo... como dizia o Provedor Eclesiástico Diácono Remédios "... o artista é um artista, não havia nechexidade..."

Edição original da EMI/ Vecemi. Vinil usado, raro e em muito bom estado.

Capa de abrir com as letras (inclui o pente original personalizado como faz referência na edição).

Por: Francisco J. Fonseca / CDGO

Sem comentários: