segunda-feira, 6 de julho de 2009

Inspirada Na Minha Paixão Carlos Paião 1957-1988


Testemunhos, fotografias do próprio e dos seus objectos, partituras, cópias dos cadernos de Matemática. Está tudo reunido num livro que conta a vida da Carlos Paião.

A autora de "Inspirada na minha paixão – 1957-1988" é uma fã da mesma geração de Paião e pretende, com a obra, cumprir "a homenagem que falta" ao artista.

Maria do Deserto, repórter fotográfica é uma confessa apaixonada pelas letras e pela fotografia, nasceu três anos depois de Carlos Paião. Afirma que a "paixão e admiração pelas letras e músicas" do "artista" foram uma constante na sua vida, apesar de nunca o ter conhecido. A autora lamenta que o país nunca tenha homenageado Carlos Paião, "um artista com características raras no panorama português".

A ideia de reunir em livro a curta vida de Paião surgiu há cerca de dois anos. A obra reúne testemunhos dos familiares mais próximos do músico, desde que nasceu, em Coimbra, e da sua vida, primeiro em Ílhavo e depois em Lisboa.

Maria do Deserto identifica Paião como "um bebé bem disposto" e um adulto com um sentido de humor "muito grande" que não conhecia a palavra "não". “Um ser humano sempre pronto para ajudar toda a gente, que ensinava os colegas de escola".

Maria do Deserto define Carlos Paião como "um anjo que passou pela Terra e que em pouco tempo cumpriu a sua missão". Durante a execução desta obra, a autora recorda que teve momentos em que necessitou "de se afastar para chorar".

O capítulo mais difícil de fazer foi o da morte de Carlos Paião, explica a autora.

A biografia conta também com um capítulo com testemunhos dos pais, da viúva e de outros familiares próximos do artista, bem como, testemunhos de algumas personalidades "que se cruzaram com Paião" como Simone de Oliveira, Ramón Galarza, Nicolau Breyner, Ruy de Carvalho, Pedro Couceiro, Filipe La Féria, Olga Cardoso, Bagão Félix, Herman José, entre outros.

Com prefácio de António Sala, a biografia de Carlos Paião é apresentada hoje no Centro Cultural de Cascais, a terra onde vivem os pais do artista. O livro é publicado pela Literatura em Movimento.
«Inspirada Na Minha Paixão Carlos Paião 1957-1988» é a primeira obra de Maria do Deserto, uma fotojornalista que desenvolve trabalhos também na área da pintura e da escrita.

Edição em capa dura, inclui fotos a cores em papel de elevada qualidade. Inclui CD-ROM interactivo.
A obra contem testemunhos de varias pessoas que se foram encontrando por uma razão ou por outra ao longo do tempo com Carlos Paião, podemos assim encontrar familiares, amigos de infância e de profissão e pessoas relevantes no mundo artístico tais como António Sala, Ramon Galarza, Simone de Oliveira, Nicolau Breyner, Carlos Quintas, Pedro Couceiro, Pedro Calvinho, Henrique Feist, Olga Cardoso, Tozé Brito, Luís Andrade (RTP), Bagão Felix, Luís Filipe (Aguiar), Lenita Gentil, Florência, Ana, Mara Abrantes, Peter Petersen, Luís Arriaga, Rui Nova, Herman José, Filipe La Féria, Rui de Carvalho, Joel Branco.

Sem comentários: